Todo o Brasil já ouviu falar do Círio de Nazaré, considerado o Natal dos Paraenses

O Círio é o período em que a cidade de Belém manifesta sua devoção pela nossa mãe Naza, Nazica, Nazaresinha, carinhosamente chamada pelos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. Considerada a maior manifestação católica brasileira, o Círio é comemorado no segundo domingo de outubro, desde 1793 na cidade de Belém do Pará.
Já no início de outubro Belém começa a respirar o Círio. É o cheirinho da Maniçoba, a chamada "feijoada dos paraenses" que começa a exalar das casas, seduzindo tanto os turistas que visitam Belém nessa época como os próprios paraenses.
Para quem não sabe, o ingrediente principal da maniçoba é a maniva, que tem que ser cozinhada durante 7 dias para a retirada do veneno. Uma maniçoba mal cozida pode lhe causar sérios problemas ou leva-lo até mesmo à morte. Então quando alguém desejar que você coma uma maniçoba mal cozida, já sabe o que isso significa.
No início da segunda semana de outubro é realizada a abertura oficial do Círio de Nazaré, seguindo com suas programações, as principais são:
- Sexta-Feira: 08h30 - Traslado Ananindeua/ Marituba
- Sábado: 05h30- Romaria Rodoviária
09h00- Romaria Fluvial
11h30- Moto Romaria
17h30- Trasladação
Mas não acaba por aí, o Círio segue com sua programação cultural: o Círio Musical, até o final do mês de outubro. Sendo que no 3º Domingo ocorre o Círio das Crianças, as crianças mais fofas desse mundo.
 |
No Círio das Crianças as mães vestem seus filhos de anjo |
Pensa que é pouco?! Ainda tem mais, além da programação oficial do Círio, ocorrem paralelamente outras manifestações culturais, a mais conhecida é o Auto do Círio.
O Auto do Círio é um espetáculo a céu aberto que percorre as ruas do Centro Histórico de Belém, no bairro da Cidade Velha. Realizado pela Universidade Federal do Pará- UFPA. Composto por atores profissionais, amadores e alunos de Artes Cênicas da UFPA.
 |
Comissão de frente do Auto do Círio 2012 |
Esse não é o nosso foco principal, chegamos até aqui para falar um pouco do Cirial. Mas seria impossível fala nele, sem falar do círio, dessa grande festa religiosa , e todas as coisas que a englobam. Pode ter certeza que ainda há muita coisa para ser falada sobre o círio que não caberia nem em um livro de 1000 páginas.
Bom, o Cirial é um evento alternativo de música e arte popular do Círio de Nazaré, organizado pelo Núcleo de Produção Cultural da Amazônia- NPCA. O evento ocorre no 2° Sábado de Outubro no Anfiteatro da Praça da República, apartir das 18hs00.
O Cirial está na sua VIII edição. Com apresentação de bandas de estilos musicais variados, poesia, vídeo, arte, dança, etc.
Todos os anos é escolhido um artista para ser homenageado pelo Cirial, artista de 2013 é o cantor Sergio Leite .
 |
Cantor Sergio Leite |
Como o traslado passa na avenida Presidente Vargas, rua ao lado da Praça da República, a festa só começa a rolar para valer depois da passagem da Santinha, afinal todos queremos vê-la.
Ao mesmo tempo do outro lado da praça, do ladinho do Teatro da Paz, ocorre a festa da Chiquita. Mas isso? Ah! Isso é outra história.
 |
Palco Cirial 2013- Foto: Rayssa Ponttes |
Um FELIZ CÍRIO a todos!
Google imagens
Texto: Rayssa Ponttes